JESUS CRISTO É O SENHOR

JESUS CRISTO É O SENHOR

domingo, 2 de março de 2014

A EDUCAÇÃO DE MACAJUBA À ESPERA DE UM MILAGRE?



 
Meu povo macajubense.
Segundo relatos anônimos de alguns professores da rede municipal de educação em Macajuba, até hoje as inúmeras promessas feitas pelo atual gestor, ainda não saíram do papel. Isso, faz com que os próprios docentes se sintam desanimados e consequentemente sem estímulos para desenvolverem bons trabalhos. Dessa forma, os maiores prejudicados continuam sendo nossos alunos. Alunos estes, que tem enfrentado verdadeiras maratonas para poderem ter acesso à escola.

Hoje, muitos destes alunos que vivem na zona rural, tem que acordar pela madrugada, andar vários metros e até quilômetros até chegarem ao ponto de ônibus mais próximo da sua residência. E quando lá chegam, são obrigados a viajarem em ônibus em péssimas condições de uso. Com motoristas despreparados, mal-educados, com carros caindo aos pedaços. Entregando assim as suas vidas nas mãos de Deus e orando para que não ocorram acidentes.

Durante quatro anos, lutamos foi feito o PAR (Plano de Ações Articuladas). Este plano, tem várias metas para serem alcançadas em um determinado período. Dentre estas várias metas, existem ações tais como: reforma geral das escolas municipais, cobertura das quadras esportivas do Colégio José Pires, da Escola José Sampaio do Lago, da Escola Padre Bernardo em Nova Cruz, mais ônibus do Programa Caminho da Escola, Mobiliário para o Colégio José Pires, Laboratórios do Proinfo Integrado em sete escolas (José Pires, José Sampaio do Lago, Padre Bernardo, Eurides Teles, Amâncio Ribeiro, Rural de Santa Luzia e Inácio Tosta (Anexo). Todos estes laboratórios ficaram em pleno funcionamento. Mas agora, o único que continua em atividade é o do José Pires (isto graças à boa vontade da professora Telma Machado. Por que será que os demais não estão funcionando? Falta de competência para administrá-los? Falta de pessoal? Esta última alternativa não se justifica pois durante dois anos foi realizado a capacitação de 80% dos professores dentro do sistema Linux Educacional (Sistema Operacional das máquinas dos laboratórios). Tenho certeza de que aqueles que realmente quiseram aprender o conteúdo durante os cursos, aprenderam.

Para que estas ações se realizem em nosso Município, basta tão somente boa vontade, dedicação tanto do prefeito quanto dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Todos estes programas exigem uma mínima (quase irrisória) contra-partida por parte da prefeitura. Sendo assim, pedimos ao senhor prefeito, que tenha um pouco mais de carinho para com a educação dos nossos filhos. Que faça-se cumprir os direitos adquiridos perante a Constituição:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)


Outro item que tido várias reclamações é a merenda escolar. Alguns alunos nos relataram que a merenda que tem sido servida nas escolas neste início de aulas tem sido de péssima qualidade e que não tem sido capaz de satisfazer as necessidades nutricionais dos alunos.

Não é aceitável de forma alguma que seja oferecida merenda escolar nestes termos para os nossos alunos. Vale lembrar que muitos deles tem somente esta merenda como principal refeição durante o dia. Sendo assim, merece um pouco mais de atenção, de carinho e por que não de respeito a estes meninos e meninas de vida tão sofrida.

Um grupo de alunos do José Pires nos procurou para reclamar da maneira hostil que tem sido tratados por parte do direção deste estabelecimento de ensino e também por alguns funcionários. Lembramos que escola não é delegacia onde um delegado prende e castiga marginais. Escola é lugar de aprender boas maneiras, aprender a viver em cidadania, respeitando uns aos outros. Escola é lugar de troca de conhecimentos. É lugar de interação entre sociedade e família. Jamais pode-se confundir escola com quartel general. Assim, como a direção e funcionários tem direitos e deveres, os alunos também os tem.

Pergunto:

Por que será que até o presente momento, não foi concluída a cobertura das quadras esportivas do José Pires e do José Sampaio do Lago, uma vez que fora aprovado na gestão passada pelo MEC?
 

Por que a Creche de educação Infantil, no Loteamento Milton Cardoso, ainda não foi concluída?

Por que não é oferecido um transporte escolar de qualidade para nossos alunos, se a Constituição lhes asseguram este direito?

Por que, depois de um ano e dois meses de mandato da atual gestão, nada foi feito em benefício à educação do Município?

O que tem sido feito com o dinheiro do orçamento anual da educação?

São muitas perguntas e dúvidas que requerem no mínimo uma explicação do poder público municipal.

Este blog, assim como denuncia os erros e cobra a administração a realização das promessas de campanha, também se coloca à disposição da Prefeitura, da Secretaria de Educação e de qualquer outro cidadão que desejar se manifestar, desde que os mesmos respeitem a integridade física, o pensamento, a livre manifestação intelectual e a liberdade de expressão dos seus pares.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost